Snacks saudáveis para comer em movimento

Por , MS, RDN, CSO, especialista em nutrição integrada, autora de livros de culinária e dietista consultora que trabalha com a Clif Bar.

As ideias e sugestões escritas abaixo são fornecidas exclusivamente para fins educativos de cariz geral e não devem ser interpretadas como constituindo aconselhamento ou cuidados médicos. O conteúdo deste artigo não se destina a fazer alegações de saúde ou nutrição sobre os nossos produtos. Procure sempre aconselhar-se junto de um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer atividade física ou relacionada com a saúde e nutrição.

Quer se trate de um dia com muitas coisas por fazer, uma deslocação para a escola ou o trabalho, ou um dia passado na companhia de amigos ou familiares, as rotinas diárias tornam-se agitadas. É fácil perder o controlo das coisas se não estiver preparado com alguns snacks nutritivos, para manter os níveis de energia elevados ao longo do dia. Ter opções simples e fáceis, que seja possível transportar facilmente, mas também ajudem a cumprir os seus objetivos de saúde, é algo que todos devem considerar.

O que torna um snack saudável?

Um snack saudável não tem de ter o mesmo aspeto todos os dias. Depende daquilo que precisa. Os hidratos de carbono, como os cereais integrais, proporcionam combustível para um dia agitado, enquanto as proteínas e gorduras ajudam a aguentar-se entre refeições.

Os snacks fáceis de transportar e que não exigem refrigeração durante dias longos também são outro aspeto importante. Quer esteja a deslocar-se entre a casa e o trabalho de bicicleta, carro ou transportes públicos, as opções convenientes, estáveis e que mantêm o sabor e textura são essenciais. Pense em como guarda os seus snacks. Considere opções sustentáveis, como sacos e recipientes compostáveis e reutilizáveis. Quando está em movimento, leve snacks práticos, que sejam fáceis de transportar numa lancheira, mochila ou bolsa.

É importante considerar de que tipo de snack precisa quando está em movimento. Deve optar por um snack leve de 100 calorias, ou por uma opção mais substancial, de 250 calorias?

Ideias de snacks saudáveis com 100 calorias

Se precisar de um snack leve e fácil de comer quando está em movimento, regra geral, serve um com cerca de 100 calorias. Estes snacks saudáveis podem ser comidos rapidamente entre reuniões ou usando apenas uma mão, quando está preso no trânsito e não se quer sujar.

  1. CLIF BAR Minis: com 108-111 calorias e uma mistura de ingredientes saudáveis de base vegetal, este snack delicioso pode ser saboreado durante uma deslocação de bicicleta para o trabalho, ou um passeio vespertino
  2. 160 g de mirtilos ou morangos 
  3. Um pedaço (25 g) de queijo
  4. Um punhado (30 g) de frutos secos (por exemplo, amêndoas, pistácios, nozes, avelãs ou nozes-pecãs) 
  5. 25 g de pipocas, com pouco sal e regadas com 1 colher de chá de azeite 
  6. Um punhado de pepininhos e 12 amêndoas
  7. 85 g (2-3 fatias) de peru fatiado enrolado numa folha de alface grande
  8. 20 azeitonas 
  9. 5 pimentos miniatura doces mergulhados num quarto de abacate esmagado
  10. 15 g de sementes de girassol

Ideias de snacks saudáveis com 250 calorias

Por vezes, precisa de um snack maior e mais substancial para saciar as suas necessidades e o seu paladar. Escolha uma opção simples, com cerca de 250 calorias, se estiver entre refeições ou tiver um dia muito ocupado e precisar de um snack saciante. 

  1. CLIF Nut Butter Energy Bar, feita com uma mistura equilibrada de nutrientes saciantes, incluindo 6-7 g de proteínas de origem vegetal
  2. Um smoothie simples com 175 ml de leite meio gordo ou leite não lácteo, 1 banana pequena, 60 g de iogurte magro
  3. Uma maçã com um punhado de amêndoas
  4. 3 bolachas integrais com 115 g de húmus
  5. Um punhado de nozes combinado com um punhado de passas
  6. 180 g de iogurte magro e 4 alperces secos picados
  7. 1 fatia de pão integral torrado com ½ de um abacate pequeno em cima (deite umas gotas de sumo de lima para ajudar a mantê-lo verde quando viajar!)
  8. 2 bolas proteicas caseiras (do tamanho de uma colher de mesa) feitas com 80 g de manteiga de amendoim ou manteiga de amêndoa, 60 g de flocos de aveia, 25 g de coco ralado sem adoçante, 2 colheres de mesa (30 ml) de mel, 2 colheres de mesa (30 ml) de leite e uma pitada de canela em pó. (dá para 8 bolas)
  9. 200 g de pudim de arroz
  10. Uma sanduíche feita com duas fatias finas de pão integral, 1 colher de sopa de manteiga de amendoim e alguns morangos cortados

Em dias agitados, prepare-se com opções saudáveis, que satisfaçam as suas necessidades de lanches!

Produtos relacionados

Artigos relacionados