Como falar com as crianças sobre as alterações climáticas

, membro da Climate Kid, de 14 anos, partilha quatro vias para falar com os filhos sobre as alterações climáticas

As ideias e sugestões escritas abaixo são fornecidas exclusivamente para fins educativos de cariz geral e não devem ser interpretadas como constituindo aconselhamento ou cuidados médicos. Procure sempre aconselhar-se junto de um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer atividade física ou relacionada com a saúde e nutrição.Enquanto pais, estamos numa busca incessante de equilíbrio. Queremos proteger os nossos filhos contra o que há de mau e negativo no mundo. Ao mesmo tempo, queremos ensiná-los e prepará-los para o futuro, para saberem que têm escolhas — como optar pela bondade, por tomar medidas e por ajudar os outros — à medida que trilham o seu próprio caminho.

As alterações climáticas podem ser um daqueles temas sobre os quais é difícil falar. Devido às alterações climáticas, somos constantemente bombardeados com imagens e histórias negativas e, para ser sinceros, ficamos saturados. Mas os nossos filhos é que irão realmente lidar com os impactos das alterações climáticas — são uma realidade para esta geração e para as gerações futuras.

Para ajudar os pais de todo o mundo a abordar o tema com as crianças de uma forma que se sinta verdadeira, acionável e com uma boa dose de esperança, a nossa sede global celebrou uma parceria com a Climate Kids, uma organização sediada nos EUA, para prestar aconselhamento especializado liderado por crianças. A Climate Kids tem vindo a educar jovens sobre as alterações climáticas através da arte, da ciência e ao contar histórias há vários anos. E agora, Amira Azoulay, de 14 anos e uma das fundadoras da Climate Kids, partilha os seus conhecimentos sobre as alterações climáticas abaixo.

De 7-jarige Amira, en haar moeder, Amber Pairis, oprichter van Climate Kids, leiden een les over klimaatverandering voor leerlingen in San Diego, Californië.

Conceitos básicos e factos sobre as alterações climáticas

Um bom passo inicial é encontrar a linguagem certa para explicar aos seus filhos em que consistem as alterações climáticas. Antes de iniciar a conversa, recomendamos que se atualize sobre o assunto em causa, começando pelos conceitos básicos e pelos factos.

O que são as alterações climáticas e quais as suas causas?

As alterações climáticas são causadas pelo aumento dos níveis de gases com efeito de estufa na atmosfera, que atuam como uma manta térmica à volta da Terra. Quanto maior a quantidade de gases com efeito de estufa, mais espessa a manta e mais aquece a Terra. As atividades humanas causaram o aumento dos gases com efeito de estufa, causando o desequilíbrio dos sistemas que regulam o calor e o clima (como os oceanos, os solos e as florestas), dando a sensação de que o planeta está com “febre”. Ao continuarmos a utilizar fontes de energias não renováveis, contribuímos para o aumento dos gases com efeito de estufa e para a febre da Terra.

Gerar esperança em relação às alterações climáticas é mais importante do que nunca, porque a criatividade, a inovação e as soluções que as nossas crianças vão apresentar é que ajudarão a moldar o nosso futuro.

Factos sobre as alterações climáticas:

  • O clima da Terra está a mudar — e tem-no feito a um ritmo cada vez mais rápido nos últimos 200 anos.
  • As alterações climáticas são causadas pela libertação de combustíveis fósseis e outros gases com efeito de estufa no ambiente, por parte dos seres humanos.
  • Com o passar do tempo, estas moléculas acumulam-se e atuam como uma manta espessa, que retém o calor à volta da Terra.
  • As alterações climáticas estão a afetar o equilíbrio normal da Terra e estão a causar mais eventos climáticos extremos em todo o mundo.

Conversa, Comunidade, Esperança e Impacto

4 vias para falar com as crianças sobre as alterações climáticas

1. Aprenda a cultivar conversas verdadeiras, acompanhadas por soluções simples e em pequena escala.

Muitas fontes onde obtemos informação concentram-se sobretudo nos aspetos negativos — e muito menos em tudo o que podemos fazer para ajudar. Mas se não disser a verdade aos seus filhos, isso não significa que esteja a proteger. Longe disso.

Na Climate Kids, acreditamos que estas conversas são uma maneira importante de mostrar respeito e confiança nos seus filhos. Também mostram quanto confia neles.

  • Promova conversas com factos, acompanhadas por pequenas soluções que estejam no âmbito das aptidões da sua família.
    • Exemplos:
      • Se os seus filhos estiverem a aprender sobre espécies em perigo e extinções, pode falar sobre apoiar a natureza no vosso próprio jardim, parapeito da janela, ou pátio.
      • Se o tema for a quantidade de comida que acaba no lixo, considere ter um pequeno compostor para reutilizar as suas sobras. Assim, obterá solo para o seu jardim.
  • Façam passeios em família, mostrando ativamente respeito pelo vosso ambiente local. Permaneçam nos trilhos e observem a vida selvagem em silêncio. Indicamos aqui mais coisas que podem fazer pela vida selvagem.
  • Leiam livros sobre o ambiente. Tem aqui uma excelente lista de livros.

2. Criar uma comunidade de pessoas solidárias.

Desenvolver um sistema de apoio forte, composto por pessoas que pensam da mesma maneira e que acreditam nos seus filhos e os apoiam, é uma parte essencial de manter a esperança no clima. Pense em familiares, amigos, professores, entre outros. Esta comunidade coesa pode ajudar o seu filho a combinar a aprendizagem com atividades práticas divertidas, para criar memórias agradáveis e mudar o mundo para melhor.

Veja estas atividades de cariz comunitário para aprender sobre as alterações climáticas:

  • Um clube escolar ou um projeto centrado na aprendizagem sobre o ambiente:
    • Constituir ou participar num clube da natureza ou num clube ecológico
    • Criar um jardim escolar
    • Fazer uma viagem de estudo a uma reserva natural
  • Atividades com familiares e amigos para ajudar a comunidade:
    • Limpar uma praia, um parque comunitário ou um parque local
    • Plantar espécies nativas na sua zona
    • Aprender mais sobre as alterações climáticas e partilhar o que aprende

3. Encontrar esperança e ideias para o presente, ao olhar para o passado.

Estamos a trabalhar. Em conjunto. Os seres humanos empenhados na mudança têm estado a fazer isto há décadas, colaborando para resolver problemas em grande escala.

Podemos pensar em questões como o buraco na camada de ozono, no final do século XX, a proibição de determinados pesticidas nocivos para pássaros e insetos, e perceber que, quando juntamos forças, podemos concretizar imensas coisas incríveis.

Para reforçar a ideia de que podemos ultrapassar desafios ao trabalhar juntos, você e os seus filhos podem:

  • Falar com um familiar ou uma pessoa mais velha sobre as suas experiências ao promover mudanças.
  • Ler histórias inspiradores sobre pessoas que superaram adversidades. Alguns bons exemplos de livros estão disponíveis no website do Clube do Livro da Climate Kids.
  • Encontrar exemplos a seguir, ao ler artigos sobre as alterações climáticas, da autoria de outros jovens.

4. Procurar áreas onde seja possível implementar mudanças na sua comunidade, casa, escola e vida quotidiana.

As pequenas mudanças, em conjunto, produzem um grande impacto e não há melhor altura para começar do que o presente. Por isso, envolva-se!

  • Fazer voluntariado numa organização local que trabalhe na sua comunidade. Muitas vezes, há organizações locais sem fins lucrativos, centradas em questões como estradas aptas para circular de bicicleta e a preservação das terras a nível regional. E essas organizações estão cheias de pessoas que ajudam, que acolhem os novos membros que estão curiosos e querem fazer a diferença.
  • Incentive os seus filhos a procurar áreas onde possam implementar mudanças em pequena escala.
    • Os seus filhos gostam de jardinagem? Se for o caso, ajude-os a criar um jardim local!
    • Adoram animais e insetos e gostam de lupas e binóculos? Ajude-os a educar os colegas sobre as espécies nativas da sua zona!
    • Gostam de ajudar na cozinha ou nas idas ao supermercado? Aprenda a comprar produtos da época e produzidos localmente! Neste divertido livro de culinária da Climate Kids  estão disponíveis receitas e muito mais.
    • Faça pequenas mudanças sustentáveis, como caminhar ou andar de bicicleta em vez de conduzir, ou comprar numa loja de artigos em segunda mão em vez de comprar roupas novas.
  • Lembre-as de que não são responsáveis por tudo. Todas as pequenas mudanças contam. Todos temos um papel a desempenhar e tudo vai somando.
  • Há tantas formas de os seus filhos se envolverem e implementarem mudanças em pequena escala. Pensem em grandes ideias em conjunto, utilizando este pacote da Desafio Climático para os Jovens.

Aprenda mais sobre o que pode fazer no “Climate 101” (“Noções básicas sobre as alterações climáticas”) da Climate Kids.

Sobre a Climate Kids

Climate Kids, um programa da Climate Science Alliance, sediada nos EUA, educa os jovens sobre as alterações climáticas através da ciência, da arte e ao contar histórias. A Climate Science Alliance trabalha para proteger as comunidades natural e humana face às alterações climáticas, ao sensibilizar para os impactos das alterações climáticas, promover soluções e facilitar medidas.

As equipas da Climate Science Alliance e da Climate Kids reconhecem os povos indígenas em cujos territórios tradicionais trabalham. Prestamos homenagem à presença contínua e à resiliência das comunidades e nações indígenas na atualidade, e agradecemos àquelas com quem trabalhamos pela sua amizade e boa vontade nos nossos esforços de colaboração.

Artigos relacionados